DICAS DE PILOTAGEM

1- Sua pilotagem é segura?2° Encontro de Águas de Lindóia 01/07/2012

2- Você viajando rápido numa pista de duas faixas em subida consegue prever se o caminhão 200m a frente vai te fechar mudando de faixa sem sinalizar (pisca pisca)?

A resposta da primeira pergunta é exatamente a mesma da segunda!

Pois é… dependendo da “idade” do caminhão, do estado da faixa de tráfego dele, velocidade, do posicionamento da sua moto, da sua velocidade e alguns outros fatores, existe uma ENORME possibilidade deste caminhoneiro trocar de faixa (basta ele ter um buraco ou ondulação à sua frente).

Você será fechado e jogado pra fora da estrada se não identificar ou não conhecer alguns itens de segurança e de comportamento (seu, e dos outros), ou seja, quanto melhor sua capacidade de previsibilidade de situações… maior seu grau de segurança por poder tomar medidas antecipadas.

Um desses itens é o ponto cego dos espelhos ou dos veículos. É preciso saber quando se pode ser visto pelos demais motoristas. O motociclista tem participação ativa se posicionando onde pode ser visto e, quando não, buzinando para “avisar” que encontra-se em um ponto não visível.

Fonte: dicasdepilotagem.com.br

COMO EVITAR DESGASTE FÍSICO

A sua posição correta ao pilotar evita desgaste físico e contribui para evitar situações de perigo. Siga as orientações:

Ombros: Arqueados e com naturalidade

Olhos: Olhar sempre adiante sem fixa-lo em um ponto;

Cotovelos: Braços relaxados com os cotovelos levemente para dentro;

Mãos: punhos abaixados em relação à mãos centralizadas em relação à manopla;

Joelhos: Apertando a todo o momento o tanque de gasolina, porque abrindo-o facilita a perda do equilíbrio;

Pés: Pés paralelos ao solo, com salto encaixado nas pedaleiras. Pé direito sobre o pedal de freio traseiro;

Quadril: Quadril junto ao tanque em posição que permita virar o guidão sem esforço dos ombros

DICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA

Antes de viajar calibre adequadamente os pneus de sua motocicleta, em situação de utilização urbana, faça o mesmo no mínimo semanalmente. Verifique se a quilometragem da troca do óleo não vai “passar” durante a viagem. Se for o caso troque o óleo antes de pegar a estrada. No caso de a viajem ter uma distância a ser percorrida maior que a quilometragem programada de substituição do óleo se programe para efetuar tal troca durante a viagem.

Nunca viaje por mais de 01 (uma) hora sem parar para descanso, promovendo um “alongamento” e aproveitando para completar o tanque de combustível, mantendo-o sempre cheio, buscando sempre abastecer em posto de confiança, em relação à qualidade do combustível. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente. Ao entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já entrar “embalado” na primeira pista, observando a condição de assim fazê-lo com segurança. Desta forma você não fechará os demais veículos.

Para sair de uma rodovia diminua a velocidade gradativamente. Se houver desnível não faça uma manobra brusca, deslize a motocicleta de forma a não perder o equilíbrio necessário à sua segurança. Se o pneu furar numa ponte (via sobre mar ou rio) ou viaduto (via sobre terreno) ande com o pneu furado até o outro lado. Sinalize com sequencia intercalada de sinais com as setas de direção, ora para um lado ora para o outro. Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos. Ande sempre atendo à possíveis manchas de óleo na pista, quando estiver se aproximando ou se distanciando de postos de abastecimento, já que é comum caminhões e carretas, derramarem involuntariamente  este produto após abastecimento. Viajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue em até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol.

No início da chuva, fique atendo à condição de sujeira e óleo na pista, que aumenta possibilidade de deslize, havendo, portanto necessidade de redução drástica de velocidade, para “assentar” a moto na pista. Antes do início da chuva, pare e “lave” a viseira do capacete de preferência com sabonete neutro ou “detergente”, evitando a presença da “gordura” deixada por insetos.

Durante a chuva se permita sempre ver o “rastro” do pneu de sua Moto na pista. Se não acontecer é porque sua moto está aquaplanando (boiando sobre um véu de água), diminua a velocidade suavemente até as marcas voltarem. Regule o farol. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas oferecem gratuitamente. Segure o Guidão com as duas mãos. Se necessitar retirar uma mão da manopla, estando em chuva pare sua motocicleta. Use o retrovisor para controlar suas manobras, mas também use para controlar as manobras dos outros. Nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda desista da manobra. Quando for viajar repouse pelo menos meia hora antes, faça refeições leves. Comida pesada, bebida alcoólica e cigarro diminuem os reflexos. Em qualquer direção, inclusive carros. Sente-se em sua moto de forma confortável e que de a sensação de domínio do equipamento. Tenha todo o controle do veículo, leia o manual de instruções. No trânsito não dá tempo para verificar “para que serve esse botão?”.  Conheça totalmente sua motocicleta.

Faça as trocas de marcha no tempo certo. Trocar de forma antecipada faz o veículo perder velocidade, se trocar atrasado faz o veículo reduzir e dar trancos. Nas duas hipóteses há grande consumo de combustível. Uma curva perfeita se faz assim: antes do início da curva diminua a velocidade para a compatível com a manobra. Durante a curva acelere gradativamente, isso fará a motocicleta “assentar” na pista. Verifique rotineiramente as luzes de seu veículo; pisca-pisca, faróis, e neblina (se tiver). Procure fazer algum curso de primeiro socorros. Isso pode ser útil para terceiros e para sua garupa. Cuidado para suas condições psicológicas, não dirija se estiver nervoso, deprimido, revoltado, estressado etc. Se fizer tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca sono ou diminuição de reflexos. Não pilote se for o caso.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA PERIÓDICA

Todos os sistemas e componentes do seu veículo se desgastam com o uso. O desgaste de um componente pode prejudicar o funcionamento de outros e comprometer a sua segurança. Isso pode ser evitado, img11verificando a vida útil e a durabilidade definida pelos fabricantes para os componentes, dentro de certas condições de uso. Para manter seu veículo em condições seguras, crie o hábito de fazer periodicamente a manutenção preventiva. Ela é fundamental para minimizar o risco de acidentes de trânsito.

Respeite os prazos e as orientações do manual do proprietário e, sempre que necessário, use profissionais habilitados. Uma manutenção feita em dia evita quebras, custos com consertos e, principalmente, acidentes.

Fonte: www.motoseguranca.com.br